Nosso Sindicato completa hoje, 10 de julho, 85 anos de vida. Nesta data, no ano de 1933, ocorreu assembleia que fundou a associação dos trabalhadores em hotéis e restaurantes de São Paulo, que, no final da década, seria reconhecida como Sinthoresp.

Foto da primeira Sede própria do Sindicato, na Rua São Joaquim, em 1972
A entidade nasceu num Brasil cuja economia estava ainda em formação, com grande parte da população na zona rural, embora o País já vivesse acelerado processo de industrialização e urbanização.
Na presidência estava Getúlio Vargas, que havia derrotado as oligarquias econômicas e chegado ao poder pela Revolução de 30. Em 1933, ano de criação do Sinthoresp, Getúlio ainda dirigia o que chamava de “governo provisório”, que duraria até 1934.
O Ministério do Trabalho (então Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio) havia sido criado em novembro de 1930. Getúlio fazia um governo nacionalista e de apoio à classe trabalhadora. Mas a CLT, por exemplo, só pôde ser promulgada em 1943, pois a elite era contra a legislação trabalhista.
Depoimentos – Ao longo desta semana, nosso site e outros veículos do Sinthoresp publicarão várias matérias sobre os 85 anos, abordando aspectos de nossa história. Mas, com ênfase nas lutas e conquistas para categoria.
Edimundo – Nosso secretário-geral Edimundo Alves dos Santos destaca o papel do Sindicato na vida do trabalhador. “Eu digo que sem o Sindicato o trabalhador é órfão. Na hora da necessidade, seja pra se orientar, buscar algum serviço ou mesmo assistência, é na porta do Sindicato que o trabalhador sempre vai bater”, ele afirma.
Princípios – O Sinthoresp é uma entidade que se orienta por princípios. Entre os quais a unicidade sindical. As garantias da Constituição também norteiam nossos posicionamentos, como sempre faz questão de ressaltar Francisco Calasans Lacerda, nosso presidente.