Uma homenagem repleta de emoção e simbolismo. Assim foi a cerimônia na noite desta quarta, dia 10, em nossa sede, para marcar os 86 anos de fundação do nosso Sindicato. Diretores, funcionários da casa, familiares e sindicalistas prestigiaram a homenagem a Ático Alves de Souza, de 92 anos, em atividade até hoje, uma lenda no setor da gastronomia nacional.

Dona Carmem entrega troféu ao sr. Ático em solenidade
Ele recebeu do Sinthoresp o prêmio Voo de Gaivotas, a mais alta condecoração da entidade, já concedida a ministros de Estado e a personalidades do mundo jurídico e sindical.
Com a esposa Dolores, a filha Carmem e a neta Ana Paula, o sr. Ático, maitre no Parigi, Itaim Bibi, SP, ouviu elogios e agradecimentos de antigos companheiros de trabalho, que saudaram seu profissionalismo e exaltaram o caráter do baiano de Monte Santo, que chegou da Bahia em 1949 e galgou todos os degraus da profissão.
Humilde e afável, o maitre que serviu todos os presidentes da República – de Getúlio a Lula – agradeceu, comovido, as homenagens. Para nosso presidente, Francisco Calasans Lacerda, a solenidade era não só para o profissional, mas também ao homem cujos exemplo e retidão o transformaram num símbolo dentro da nossa categoria profissional.
Calasans lembrou que o homenageado já presidiu o Conselho de Ética do Sinthoresp, onde atuou com esmero. Nosso presidente contou que “as gaivotas voam sempre a determinada altura e em harmonia”, fazendo um paralelo com a carreira vitoriosa do sr. Ático, que, em seu trabalho, sempre se conduziu com elegância e espírito de equipe.
Nossos diretores Edimundo Alves dos Santos e Josuel Fonseca dos Santos, que trabalharam com o maitre no antigo hotel Ca’d’Oro, fizeram questão de abraçar o velho companheiro.
Gratidão – Em sua breve fala, devido à forte emoção, o companheiro Ático agradeceu a homenagem e relembrou com carinho do apoio que recebeu de Fabrizio Guzzoni, fundador da rede Ca’d’Oro, da família Fazano e de seus clientes. “Eu não estudei, pois não havia escola na minha região. Mas, quando vim pra São Paulo, tudo o que aprendi foi pelo ensino que tive nos restaurantes em que trabalhei e pela minha clientela”, disse.
Coquetel – A cerimônia foi encerrada com um breve coquetel, bolo pelos 86 anos do Sinthoresp e vivas ao Sindicato e para o homenageado.
Mais – Nosso site e redes sociais publicarão mais notícias sobre a comemoração dos 86 anos do Sinthoresp, além de entrevistas com participantes da cerimônia.
Youtube – Recente entrevista do sr. Ático Alves de Souza, concedida ao Programa de TV do Sinthoresp, pode ser assistida em nosso Canal no YouTube. Vale a pena.