Sindicalista metalúrgico e ex-vereador de Osasco, Carlos Aparício Clemente foi entrevistado no Programa de TV do Sinthoresp.
Coordenador do Espaço da Cidadania, ele falou sobre o trabalho em prol da empregabilidade de pessoas com deficiência. Clemente é autor de diversas publicações sobre o tema.

Clemente foi entrevistado pelo jornalista João Franzin
Criado a partir de uma parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, o Espaço da Cidadania realiza diversas atividades para promover o debate sobre a questão, inclusive dentro do movimento sindical.
Preconceito – Segundo Clemente, apesar de essencial, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é pouco debatida na sociedade e também pelos Sindicatos. Ele destaca que o principal obstáculo é o preconceito.
O dirigente afirma: “Não falta gente capacitada. O que falta é empenho da sociedade em transpor a barreira do preconceito contra alguém diferente no ambiente de trabalho”.
Ele explica que, se forem oferecidas condições físicas ou de equipamentos para colocar todos os funcionários em situação de igualdade, esses trabalhadores especiais poderão desempenhar sua função da melhor forma possível. “Todas as empresas que contrataram avaliam bem o desempenho das pessoas com deficiência”, diz.
Cotas – Clemente destaca que a Lei 8.213, conhecida como Lei de Cotas, é hoje o principal instrumento de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ela reserva de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência ou usuários reabilitados pela Previdência Social nas empresas com 100 ou mais funcionários.
Contratação – No entanto, apesar da lei, o índice de contratação ainda é baixo e o setor público é o que menos contrata. Clemente revela que o índice de contratação de pessoas com deficiência no setor privado é de 1%, enquanto no público 0,03%. “Representa um terço do privado”, lamenta.
Publicações – No site do Espaço Cidadania você tem acesso a todas as publicações, estudos e cartilhas produzidas pele entidade sobre o tema. O acesso é grátis. Clique aqui e veja.
Contato – O Espaço da Cidadania fica à rua Erasmo Braga, 307, 3º andar, Presidente Altino, Osasco, SP. O telefone é 3685. 0915. Email: ecidadania@ecidadania.org.br