Dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostram que 54% dos consumidores já foram vítimas de algum tipo de fraude bancária. Esse número representa cerca de 5,4 milhões de brasileiros apenas nas capitais do país.
Uma maneira para se prevenir é consultar o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) a cada 20 dias, o que pode ser feito pela internet, no sites da Serasa Experian ou Boa Vista SCPC . Ainda assim, fique atento (a) a outras dicas:
1 – Documentos devem ficar sempre à vista: jamais deixe-o nas mãos de outra pessoa, ou permita que levem-no para longe de você. Não ande com documentos originais, prefira cópias!
2 – Cuidado com as compras pela internet: apenas utilize sites confiáveis. Na internet há um risco maior, pelo fato de que não é necessário passar o cartão fisicamente com o chip e digitar a senha.
3 – Cuidado com documentos jogados no lixo: não se deve jogar documentos inteiros no lixo, como cartões, cartas e faturas. O recomendável é que tudo seja cortado ou picado antes de ser jogado fora.
4 – Atenção aos e-mails: muitos fraudadores se utilizam de e-mails falsos, chamados phishing, para obter dados cadastrais dos internautas, além de enviar vírus que captam as informações do computador. Não abra e-mails desconhecidos ou clique nos links.
5 – Não passe dados à distância: não atualize dados bancários pela internet ou pelo telefone. Faça isso no próprio banco. Nenhum banco solicita atualização cadastral por e-mail. Procure a empresa ou ligue para o serviço de atendimento ao cliente (SAC).
6 – Atenção sobre o uso de internet banking: certifique-se de que está no site correto. Quando for usar o banco pela internet, use o cadeado e/ou chave de segurança ao lado de onde se digita o endereço do site.
7 – Cuidado no banco: nunca peça e nem aceite ajuda de estranhos no banco, pois eles podem usar dispositivos para clonar o seu cartão. Se a máquina for a única em funcionamento, desconfie.
8 – Cuidado com telefones e computadores públicos: evite acessar o seu banco em computadores públicos e celulares de outras pessoas. Utilize um antivírus em seu celular e em seu computador pessoal.
9 – Saia corretamente dos sites com senha: nunca se esqueça de clicar no botão “sair”. Isso evita que seus dados fiquem armazenados no computador ou disponíveis para o acesso de fraudadores.
10 – Esquive-se dos golpes: desconfie do resgate de prêmios oferecidos pessoalmente, por e-mail ou SMS, caso solicitem o depósito de algum valor para, só depois, poder retirar a tal quantia. É golpe!
11- Cuidado com promoções: cuidado ao preencher dados cadastrais em sites de promoção. Essas não são páginas tão seguras, e seus dados podem acabar caindo nas mãos de fraudadores.
12 – Fique de olho nas redes sociais: grupos de fraudadores utilizam-se de mensagens e assuntos que levam à comoção para promover falsos abaixo-assinados e obter dados das pessoas.
13 – Perdeu um documento ou caiu em um golpe? Faça um boletim de ocorrência e avise as centrais de proteção ao crédito imediatamente. Entre em contato com a empresa se notar que houve alguma fraude em seu nome.
Fonte: UOL