Se você é trabalhador nos segmentos de bares, hotéis, restaurantes e assemelhados, hoje é um dia muito importante. A nossa data-base começa no próximo dia 1º de julho e é a partir dela que se iniciará o período de campanha ou negociação salarial.
Hoje, 16 de junho, nossa Assembleia Geral Extraordinária marcará o início da Campanha salarial de 2016. Nela, a diretoria apresentará aos trabalhadores uma proposta de pauta de reivindicações, contendo o índice de reajuste salarial e os pedidos de modificação, ampliação ou inclusão de novas cláusulas a serem negociadas com os empregadores. Uma vez debatida e aprovada pelos trabalhadores, essa proposta de pauta será encaminhada ao setor patronal e começarão as rodadas de negociação.
Data-Base
A data-base serve para marcar o início das negociações coletivas e para garantir o início da aquisição dos direitos trabalhistas conquistados num acordo. Isso significa que mesmo que a negociação demore a ser finalizada é garantido que os trabalhadores receberão os valores acordados de forma retroativa. Por exemplo, se a data-base é 1o de julho e é iniciada uma negociação coletiva entre empregados e patrões com término em 1º de agosto, os trabalhadores deverão receber o próximo salário atualizado mais a diferença do mês anterior, a contar da data-base.
Dissídio
Muitos associam o Dissídio Coletivo ao reajuste salarial, mas é importante saber que o Dissídio só ocorre quando não há acordo na data-base entre os patrões e os trabalhadores. Quando isso acontece, a pauta de reivindicações é levada à Justiça do Trabalho e caberá a ela anunciar uma sentença que terá vigência no lugar do acordo.
Mas e o reajuste, quando sai?
O reajuste salarial só passa a valer se houver acordo com os patrões e a participação de todos os trabalhadores é fundamental para que isso aconteça, pois é ela que torna o nosso sindicato mais forte.
Agora que você já sabe como funciona todo o processo de negociação salarial, compartilhe com seus colegas, participe da Assembleia em uma das unidades do Sinthoresp ou assista à transmissão ao vivo em nosso site, Facebook ou Canal Oficial no Youtube.