O sorriso largo e a simpatia são “marcas registradas” de Laudineide Rodrigues Liberti, ou simplesmente Lau. Na bagagem, 24 anos como colaboradora do Sinthoresp. Tudo começou em 17 de abril de 1995, quando foi contratada para trabalhar no departamento Sindical. “Lá eu fazia atendimento às empresas e cuidava da parte administrativa”, conta.
Formada em Administração de empresas pela Universidade de Guarulhos, Lau, atualmente, é Coordenadora do Departamento Jurídico, onde já está há 15 anos. Esse histórico revela a trajetória de quem mudou sua visão sobre a atuação dos sindicatos desde que aqui ingressou. “Quando entrei era uma menina e não tinha ideia da amplitude e do alcance das ações do sindicato. Hoje, vejo como ele modifica a vida das pessoas”.
No Jurídico ela atua no setor de Conhecimento. “Como o próprio nome diz, nesta fase, o trabalhador conhece o seu processo: cadastro, data de audiência, qual advogado o assistirá, distribuição da ação, publicações e todas as ações que envolvem este primeiro contato do trabalhador com sua ação trabalhista”, explica.
Jurídico – Laudineide testemunhou ainda o crescimento exponencial do Departamento Jurídico. “Sob o comando do Dr. Antonio Carlos Lacerda, o Jurídico expandiu suas atividades, ao ponto de migrarmos de apenas um andar na unidade Taguá e ocuparmos todo prédio do Sinthoresp, localizado na Barra Funda. É um orgulho fazer parte desta história de sucesso”, avalia.
Outra missão a qual anualmente Lau se dedica é o atendimento aos trabalhadores durante o período de oposição à contribuição sindical, “É gratificante mostrar ao trabalhador como a contribuição sindical, na verdade, possibilita o acesso a diversos benefícios para ele e sua família”. Laú complementa: “Muitos, inclusive, desistem de apresentar a carta e começam, a partir daí, uma relação de confiança com o Sinthoresp”.
Equipe – O trabalho em equipe é outra marca da atuação de Laudineide. “Sem uma cooperação mútua, torna-se muito mais difícil alcançar os objetivos e cumprir os desafios diários. Por isso, buscamos uma colaboração propositiva que faz com que todos estejam em sintonia com os propósitos do Sinthoresp: a defesa dos direitos do trabalhador da nossa Categoria. Posso afirmar que somos uma Família”, afirma.
Família – Casada e mãe de uma filha de sete anos, Laudineide diz levar uma vida normal fora do Sindicato. “Sou dona de casa, mãe, gosto de estar com minha família, sair aos finais de semana e levar uma vida simples ao lado das pessoas que amo”, finaliza.