
Segundo Maria José, a dedicação ao hóspede faz a diferença
O Sinthoresp fez na semana passada uma bonita homenagem à camareiras, arrumadeiras e governantas. Realizado na quarta (5), o 8º Encontro dos Profissionais de Governança Hoteleira reuniu 160 camareiras, arrumadeiras e outros profissionais do segmento. Houve palestras, massagem, sorteio de brindes e coquetel.
A atividade, realizada anualmente pelo Sindicato, visa dar visibilidade ao trabalho desses profissionais. Como diz nosso presidente Francisco Calasans Lacerda, eles são a alma dos hotéis. “A homenagem é uma forma de valorizar essas mulheres e homens indispensáveis ao bom funcionamento dos hotéis”, comenta.
Palestras – Foram ministradas por Maria José Dantas, presidente da Associação Brasileira de Governantas; e Luiz Henrique Casaretti, da All Expert Consultoria e Treinamento Empresarial. Ambos destacaram o valor dos trabalhadores do setor e o carinho dedicado aos hóspedes.
Qualificação – Maria José iniciou sua carreira como recepcionista e foi para a governança para cobrir uma ausência. Durante sua apresentação, ela falou sobre a importância do aperfeiçoamento. “Governantas e camareiras têm o grande desafio de transformar a hospedagem numa experiência agradável. Elas vendem um encantamento e não apenas um quarto. Mas, para isso, é preciso se qualificar, buscar novos métodos para se aperfeiçoar”, diz Maria José.
Valorização – De acordo com a palestrante, eventos como o Encontro promovido pelo Sinthoresp são fundamentais. Ela destaca: “Incentivos promovidos pela entidade que a representa consolidam a valorização dessas profissionais. A camareira é a pessoa mais importante da linha operacional e precisa ser reconhecida para que nunca tenha dúvida do seu valor”.