
Dr. Alberto é clínico-geral do Sinthoresp
A mulher é mais prevenida que o homem e procura tratamento médico com frequência. Já o homem costuma ser mais descuidado, principalmente quando o assunto é câncer da próstata.
Em razão desse descuido, cresce a importância da campanha Novembro Azul, que chama atenção para a prevenção e o tratamento precoce desse câncer. E o Sinthoresp se engaja nessa campanha.
Médico – O câncer de próstata é mais comum do que se imagina. A cada hora, sete homens recebem o diagnóstico da doença no Brasil, estima o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Este ano, o País pode registrar mais 68.220 casos.
Segundo o dr. Alberto Vasquez Mercado, clínico-geral do nosso Departamento Médico, o preconceito e o medo do diagnóstico ajudam a agravar o quadro. Ele comenta: “Ainda há muito machismo relacionado ao exame de toque, mas o medo do diagnóstico também é fator determinante”.
Segundo o dr. Alberto, a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada. “Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos”, alerta o médico.
Sintomas – Esse tipo de câncer não costuma apresentar sintomas em fases iniciais. Quando detectado no início, a doença tem 90% de chance de ser erradicada. A apresentação de sintomas pode significar que a doença já está em fase avançada. A vontade de urinar com frequência pode ser um indicativo.
Dúvidas – Não descuide da sua saúde. Procure nosso Departamento Médico, no Centro de Atendimento, à avenida Cásper Líbero, 502, próximo ao metrô Luz. Telefone 2189.7300.
Assista abaixo ao vídeo do dr. Stênio Zequi Head, urologista do A.C.Camargo Câncer Center. Ele fala sobre os fatores de risco, diagnóstico e tratamento da doença.
No mês de conscientização sobre o câncer de próstata, o Dr. Stênio Zequi, Head da Equipe Médica de Urologia do A.C.Camargo Cancer Center, fala sobre os fatores de risco, diagnóstico, tratamento e claro, prevenção da doença. Confira!
Publicado por A.C.Camargo Cancer Center em Quinta-feira, 1 de novembro de 2018