Os trabalhadores do nosso setor estão sofrendo cada vez mais com as consequências da pandemia. A realidade da categoria foi tema de reportagem veiculada na TV Record que teve a participação do nosso secretário geral Rubens Fernandes da Silva e do ex-associado Rafael Fernandes.
Segundo a reportagem, de acordo com a Prefeitura de São Paulo, pelo menos 68% dos hotéis precisaram demitir funcionários no segundo semestre do ano passado. Trabalhadores perderam sua principal fonte de renda e lutam para se sustentar e buscar recolocação na categoria.
Nosso ex-associado, o garçom e hoteleiro Rafael Fernandes também foi entrevistado, Segundo ele, que está desempregado desde agosto do ano passado, manter as contas em dia e colocar comida na mesa não está sendo fácil. “Eu já venho gastando todas as reservas que fiz ao longo de 2 anos e 7 meses e não tenho o que fazer daqui para a frente”, afirma.
Na reportagem, nosso diretor Rubens Fernandes conta que o setor aguardava pela retomada gradual do setor, o que não aconteceu. “Esperávamos que houvesse uma retomada no final do ano passado, entre outubro e novembro, mas isso não aconteceu. Até o presente momento estamos estagnados e a perspectiva ainda é sombria”, diz.
Para os empregadores a situação também é crítica. A reportagem ouviu o diretor de hotel Gregório Jafé. O hotel, que antes da pandemia contava com 140 funcionários, hoje opera com apenas 40. Gregório que relata os impactos causados aos estabelecimentos. “Está muito difícil, tivemos que buscar capital de terceiros, de bancos e do governo também. Estamos renegociando com fornecedores e revendo processos, tudo para não fechar”, diz.
PEDIDO DE SOCORRO – Com a gravidade dos impactos da pandemia, o Sinthoresp tem dialogado com as autoridades e encaminhado diversos ofícios, pleiteando a retomada segura do setor e outras medidas para que os trabalhadores não fiquem abandonados.
O encaminhamento dos ofícios foi tema de reportagem na TV Globo. Clique aqui e leia.