O Sinthoresp realizou 31.897 homologações na sede e subsedes no ano de 2017. Apenas no prédio da Cásper Líbero, onde funciona nosso Centro de Atendimento, realizamos 16.833 homologações.
Nosso vice-presidente e diretor Jurídico do Sinthoresp, Gilberto José da Silva, destaca que “a homologação no Sindicato é importantíssima para ambas as partes”. Ele explica as razões: “Quando homologa, o Sindicato passa um pente fino nos direitos do trabalhador. Faz uma verificação completa dos seus direitos. Por isso, as empresas que atuam com transparência preferem a intermediação do Sindicato”.
SEGURANÇA – Nosso vice-presidente ressalta que, no momento da homologação, “por mais que o patrão seja honesto e pague os direitos trabalhistas, o empregado fica em dúvida ou desconfiado porque está numa situação desigual diante da empresa”.
Porém, com a retaguarda do Sindicato, a situação muda. Gilberto afirma: “Não ficam dúvidas sobre o que deve ser pago, pois o empregado é bem orientado e bem assistido no que tange a seus direitos”.
Nosso diretor jurídico observa que a empresa também sai ganhando. Ele comenta: “É vantajoso para o empresário porque ele fica com um documento na sua contabilidade, que tem que ser pública, assegurando ter pago todos os direitos ao empregado”.
REVISÃO – Gilberto também recomenda que se faça a revisão da homologação no Sindicato, para que todas as verbas rescisórias sejam asseguradas. E explica: “A empresa traz o termo de homologação preenchido por ela. Nossa equipe confere tudo com base na Convenção Coletiva. Se tiver alguma diferença ou direito que não conste da rescisão contratual, conversamos com a empresa. E, se estiver errado, ela refaz o termo e daí o Sindicato homologa”.
O diretor Jurídico do Sinthoresp reafirma: “Por isso é sempre recomendado que se faça a homologação no Sindicato. Temos um corpo jurídico preparado pra defender o trabalhador e assegurar respeito integral aos direitos”.
Departamento de Homologação
Avenida Casper Líbero, 502, Luz, Centro, SP
Telefone 21897300