No último dia 14 de outubro, a diretoria do Sinthoresp participou, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, do evento de filiação de Miguel Torres, presidente da Força Sindical, ao PDT. No ato, o sindicalista anunciou a intenção de disputar uma vaga de deputado federal com foco na defesa dos direitos dos trabalhadores.
Nosso sindicato esteve no ato porque acredita que fortalecer a classe trabalhadora passa por eleger bons representantes. Quando a categoria participa do debate público e do processo eleitoral, aumenta sua capacidade de influenciar leis, garantir direitos e melhorar as condições de trabalho. É no Congresso que são decididos temas importantes como o fim da jornada 6×1, as regras que mexem em salários e benefícios e são os políticos que apresentam e votam em projetos que protegem direitos e que podem barrar retrocessos.
A categoria de gastronomia e hotelaria de São Paulo foi representada por diretores e funcionários, entre eles, os diretores executivos, a Elisabete Cordeiro (presidente), Rubens Fernandes (vice-presidente), Valdir Farias (secretário-geral ), o Manoel Lima (1º secretário), Francisco Mendes (2º secretário), além de diretores representantes das regionais, da Escola Sinthoresp e delegados de base e funcionários de diversos setores do sindicato.
No ato político, Miguel Torres, que é metalúrgico e líder nacional de uma da maiores centrais sindicais do Brasil, reafirmou sua trajetória no movimento sindical e seu propósito ao ingressar na política partidária: “O meu compromisso sempre foi com os trabalhadores e as causas sociais.”
O evento contou com a representação massiva de representantes dos trabalhadores de diversas outras categorias e que vieram de todo o país e também contou com a participação de diversas lideranças políticas.