A manifestação a favor do emprego e da sobrevivência do setor realizada ontem (27/01) foi notícia em vários veículos de comunicação.
Na ocasião, trabalhadores e representantes do Sinthoresp se reuniram no Masp para demonstrar a insatisfação com o desemprego e sucateamento do setor, que tem seguido todos os protocolos de segurança e não vê possíbilidades de se sustentar diante das restrições impostas pela fase vermelha do Plano SP.
O diretor executivo do Sinthoresp, Valdir Farias da Silva, porta-voz do sindicato na manifestação, apontou que as medidas de restrição do governo causaram aumento no número de demissões no setor, além de representar quedas significativas nas gorjetas.
“Nosso compromisso é com a vida. Por isso, desde o primeiro momento buscamos alternativas para preservar postos de trabalho, mesmo sem ações concretas do governo, e encarar o fechamento do setor”, diz Valdir.
Após a instituição de protocolos para o funcionamento do setor, não foram poucos os investimentos em segurança e treinamentos para que bares e restaurantes se tornassem seguros. “Estamos fazendo a nossa parte, diz o diretor. Que cobra do governo o olhar para ônibus, trens e metrôs, que não seguem os protocolos. “Os trabalhadores e a população estão todos expostos ao vírus em mecanismos que são de total responsabilidade do governo, porque nós, que estamos fazendo tudo certo, merecemos ser punidos e nada é feito nesses setores?” , questiona.
Durante o ato, frases de protesto como “Covid mata. Desemprego também.” foram destacadas pelos trabalhadores. Muitos dos quais perderam seus empregos e se veem sem condições de sustentar suas famílias.
O diretor Valdir também expôs que o sindicato planeja um novo protesto caso o governo não recue na decisão.
Confira a repercussão do ato na imprensa:
Folha de S. Paulo: Setor de bares e restaurantes faz novo protesto contra restrições em SP
Guia Folha: ‘Restaurante não pode, mas onibus cheio sim’, reclama restaurateur contra a quarentena
Todo Dia: Setor de bares e restaurantes faz novo protesto contra restrições
Yahoo Notícias: Setor de bares e restaurantes faz novo protesto contra restrições em SP