Com a aprovação da vacina contra o vírus da COVID-19 pela Anvisa no último domingo (17), a comoção popular abriu espaço para dúvidas pertinentes acerca do processo de vacinação.
Pensando em manter os profissionais da nossa categoria sempre devidamente informados, reunimos algumas dúvidas comuns e suas respostas. Confira a seguir.
Quem será vacinado? – Nesse primeiro momento, de acordo com o Governo de SP, serão considerados os grupos prioritários para vacinação, começando com os os profissionais de saúde. Entretanto, o Ministério de Saúde considera como prioridade os idosos em asilos, indígenas e profissionais de saúde que atuem na linha de frente do combate contra a COVID-19.
É preciso fazer cadastro para se vacinar? – Há um pré-cadastro a ser feito no site vacinaja.sp.gov.br, porém não é um agendamento, serve apenas para evitar aglomerações entre os grupos que estão recebendo o imunizante. Entretanto, pessoas que não fizerem o cadastro também poderão ser vacinados.
Pessoas do grupo prioritário garantirão a vacina com o comparecimento a qualquer posto de vacinação.
Onde será a vacinação? – Em São Paulo, por conta da priorização de imunização dos profissionais da saúde, a vacinação começará em hospitais de referência do Estado. A vacina ainda não estará disponível em postos de saúde para a população.
Quais vacinas serão utilizadas no Brasil? – A liberação da Anvisa foi para uso emergencial das vacinas CoronaVac e Oxford. Entretanto, a segunda ainda está em fase de importação.
A vacina será gratuita? – Sim! A aplicação será feita pelo SUS, tornando a vacina gratuita e acessível para toda a população.
Fonte: Estadão