O ramo ecológico em estabelecimentos no litoral ou no campo está em alta! O site de viagens TripAdvisor fez um levantamento e constatou que 74% dos brasileiros pensam em fazer escolhas “mais naturais” em suas próximas férias.
Pousadas e hotéis independentes/alternativos são os lugares considerados pela maioria como os “mais sustentáveis”; já os resorts all inclusive e de luxo são vistos como os “menos sustentáveis”.
Entre os entrevistados, 54% revelam que muitos hotéis não fornecem informações claras sobre suas práticas ecológicas, enquanto 35% acreditam que isso é sim passado aos hóspedes de alguma forma, mas apenas como uma jogada de marketing e, na prática, é um pouco diferente.
Já 71% dos viajantes afirmam ter se hospedado em um empreendimento “sustentável”, mas que não foi por escolha, mas por acaso. Utilizar recursos naturais de maneira consciente, preservar o meio ambiente e investir em empreendimentos que valorizem a cultura local pode ser uma boa alternativa para quem quer se diferenciar no mercado e atrair mais clientes engajados.
Para que os usuários possam filtrar sua busca e planejar viagens mais sustentáveis, o TripAdvisor, em parceria com a UNEP e a Rainforest Alliance, criou o programa Ecolíderes, com o objetivo de estimular a prática de ações naturais na indústria hoteleira.
As empresas interessadas nessa iniciativa podem acessar o site http://green.tripadvisor.com.br/ e se inscrever. Assim, o hotel se torna EcoParceiro e contribui para a divulgação aos funcionários e hóspedes sobre as práticas sustentáveis do local.
Fonte: Hotelier News