
Na terça-feira, 16 de dezembro de 2025, a Escola Sinthoresp realizou a cerimônia de formatura dos cursos livres profissionalizantes ministrados no 2º semestre de 2025, com turmas da Sede Taguá e da Regional Osasco. O evento aconteceu no Auditório Francisco Calasans e foi conduzido por Andressa Santos, coordenadora da Escola, reunindo formandos, familiares, docentes, convidados e representantes da entidade.
Ao longo do semestre, foram ofertados 22 cursos, incluindo formações como Administração na Hospitalidade, Barista, Bartender, Camareira, Confeitaria Básica, Cozinha Básica, Garçom/Garçonete, Inglês Aplicado à Hospitalidade e Libras, entre outros.
A mesa de honra reuniu lideranças e convidados, com a presença da presidente do Sinthoresp, Elisabete dos Santos Cordeiro; do secretário-geral Valdir Farias da Silva, também diretor executivo responsável pela Escola Sinthoresp; e do diretor operacional Paulo Augusto Pereira. Integraram ainda a composição Cicero Lourenço, presidente da Fetrhotel; Ivan Baldini, secretário-geral do SindHotéis; a chef e sócia do restaurante Rota do Acarajé, Luísa Saliba; o chef de cozinha, apresentador e criador de conteúdo gastronômico Rogério Holanda; e a desembargadora Dra. Ivani Bramante.
Falas de alunos e convidados marcaram a cerimônia
Orador da turma, o aluno Rosendo Andres Chirino relatou a trajetória da família desde a chegada ao Brasil, em 2018, e associou os cursos ao processo de inserção profissional. Ele destacou que foram essas formações que abriram portas para o trabalho na hotelaria e na área de restaurantes e ressaltou que a convivência com professores e colegas contribuiu para o desenvolvimento de talentos e para o crescimento profissional e pessoal.

Representando o corpo docente, o professor Antônio Giovanni de Souza afirmou que a cerimônia marcou mais do que o encerramento das turmas. Segundo ele, o momento simboliza escolhas, esforços, superações e projetos de vida construídos a partir dos cursos.
O chef Rogério Holanda enfatizou a importância de espaços de formação profissional para o setor, defendendo que o sindicato ocupe esse campo de qualificação e desenvolva iniciativas capazes de preparar trabalhadores para viver da gastronomia.
A chef Luísa Saliba mencionou sua trajetória como empreendedora à frente do restaurante Rota do Acarajé e incentivou os alunos a perseverarem na profissão. Já Rafael Guerra, representante da SEIU América Latina, parabenizou os formandos e destacou o impacto da formação na trajetória dos trabalhadores do setor, ao relacionar o acesso a cursos e à informação sobre direitos a mais oportunidades e valorização no trabalho.
O presidente da Fetrhotel, Cicero Lourenço, reforçou a importância da formação diante do cenário de escassez de mão de obra no setor em todo o país e ressaltou o papel do sindicato na garantia de direitos e na oferta de cursos gratuitos. Ivan Baldini, secretário-geral do SindHotéis, estimulou a continuidade dos estudos como parte de uma trajetória de longo prazo na hotelaria e na gastronomia.
A Dra. Ivani Bramante reconheceu o trabalho contínuo do sindicato e afirmou que a Escola Sinthoresp se consolida como um espaço de acolhimento, empatia e pertencimento. “O conhecimento é como a linha do horizonte: quanto mais nos aproximamos, mais distante nos parece”, comentou.
Reconhecimento ao trabalho coletivo e aos parceiros
Em sua fala, Paulo Augusto Pereira, diretor operacional da Escola, reconheceu a estrutura e o trabalho das equipes e departamentos envolvidos nas atividades e ressaltou que os alunos são protagonistas do processo formativo.
O secretário-geral Valdir Farias da Silva relembrou sua própria trajetória como aluno da Escola Sinthoresp e afirmou que realizou o primeiro curso na instituição em 1996, logo após ingressar na área de hotelaria. Ele também reforçou temas relacionados aos direitos das mulheres da categoria e agradeceu aos diretores do Sinthoresp pelo apoio à Escola.

Encerrando as falas da mesa, a presidente Elisabete dos Santos Cordeiro ressaltou que acompanhar a formatura das turmas é motivo de satisfação e reforçou a importância do vínculo permanente com o sindicato. Ela também citou a estrutura de serviços oferecida aos trabalhadores e a diversidade de cursos disponíveis.

Ao conduzir o evento, a coordenadora da Escola, Andressa Santos, reservou um momento para reconhecer o trabalho coletivo envolvido na realização das atividades. Ela comparou o trabalho do sindicato a uma engrenagem, na qual cada departamento, equipe e parceiro cumpre um papel essencial para que as ações se concretizem. Em sua fala, agradeceu aos setores que atuam diariamente com a Escola e aos parceiros que acreditam, apoiam e ajudam a unidade a crescer.
Na sequência, foram reconhecidos os parceiros Cachaça Seleta, Manteigaria Nacional, Mavalério, Nib Destilados, Nita Alimentos e Topema, citados durante a solenidade pelo apoio prestado ao longo do semestre.
Certificados e confraternização
Ao final da cerimônia, foram entregues os certificados às turmas do semestre (veja as fotos aqui), marcando o encerramento oficial do ciclo de aulas. Em seguida, os presentes foram convidados para um coquetel na Sala Fraternidade, em momento de confraternização entre alunos, familiares, convidados, professores e representantes do sindicato.
WhatsApp: (11) 2185.7100
ESCOLA SINTHORESP
Endereço: Rua Taguá, 282 – 3° andar – Liberdade
Contato: 2185.7126 | 2185.7166























