Em entrevista conduzida por Ênio Miranda, Diretor Técnico de Planejamento Estratégico e Governança Corporativa da FHORESP, durante o FHORESP Experience, na Equipotel 2025, o vice-presidente do Sinthoresp, Rubens Fernandes da Silva, falou sobre a falta de mão de obra qualificada, a alta rotatividade e as ações do sindicato para ampliar a empregabilidade com cursos gratuitos e práticos.
O setor de hotéis, bares, restaurantes e similares vive um momento de forte demanda e, ao mesmo tempo, enfrenta dificuldade para preencher vagas e manter equipes. Rubens, apontou que a rotatividade permanece elevada e que qualificação profissional e melhoria do equilíbrio entre vida pessoal e trabalho são frentes essenciais para enfrentar o problema. Segundo ele, a combinação de pleno emprego, ritmo intenso de trabalho e jornadas em escala 6×1 contribui para a dificuldade de retenção, especialmente entre os mais jovens, que valorizam tempo para descanso e convivência familiar. O dirigente reforçou a necessidade de equilíbrio nas condições de trabalho e de investimento contínuo em formação.
Qualificação profissional gratuita
Rubens apresentou as ações da Escola Sinthoresp, que oferece cursos 100% gratuitos para associados, trabalhadores da categoria e seus filhos. As turmas têm duração média de quatro meses, com aulas nos períodos da manhã e noite, e abordagem prática voltada para a empregabilidade imediata. As formações abrangem áreas como cozinha e gastronomia, bar, governança, administração hoteleira, idiomas (inglês e espanhol), informática, entre outros.
De acordo com o vice-presidente, a Escola atende cerca de 700 alunos por ano e mantém parceria direta com empresas que recrutam estudantes e egressos. Há também a possibilidade de treinamentos in company; nesses casos, a empresa arca apenas com despesas de deslocamento e da equipe formadora.
Tecnologia e hospitalidade
Rubens destacou que a adoção de tecnologias — como totens de autoatendimento e automação de tarefas repetitivas — é uma realidade crescente, mas não substitui a hospitalidade humana. Para ele, a prioridade deve ser usar tecnologia para o que é repetitivo e valorizar o atendimento personalizado, elemento central da experiência em bares, restaurantes e hotéis.
Parcerias pelo ambiente de trabalho
Ao encerrar, o vice-presidente reforçou a importância do diálogo permanente entre entidades laborais e patronais para aprimorar condições de trabalho, reduzir a rotatividade e ampliar a qualificação, preservando a essência do setor: servir com gentileza e atenção.
Crédito: Entrevista conduzida por Ênio Miranda (FHORESP) durante o FHORESP Experience.