Hoje é o dia do garçom e da garçonete, profissionais essenciais para a satisfação dos clientes e o bom atendimento!
Tudo começou em 11 de agosto de 1827, quando o imperador Pedro I assinou um decreto para a criação dos primeiros cursos de direito do país: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, localizada em Pernambuco.
Estes, como forma de homenageá-los, convidavam os estudantes de Direito para comemorarem o Dia do Advogado, tudo por conta da casa e os garçons “penduravam” a conta com um prego, sendo conhecido também como o Dia da Pendura.
Apesar de não serem cobrados, os estudantes não deixavam de oferecer a gorjeta ao garçom.
Posteriormente, com o aumento dos cursos de direito do país, o Dia da Pendura foi ficando insustentável para os donos dos estabelecimentos.
As comemorações gratuitas foram acabando e os jovens estudantes começaram a se auto-convidar, mas nunca estendendo o calote aos garçons, ou seja, o tradicional 10% da taxa de serviço era sempre garantido, como forma de demonstrar o reconhecimento a estes profissionais esforçados que sempre estão prontos para servir e agradar os clientes.