O presidente da FETRHOTEL, Cícero Lourenço Pereira, resumiu os dois dias de trabalhos dispensados para a realização do 9º Encontro Nacional dos Trabalhadores Hoteleiros, que aconteceu na colônia de Férias da Federação dos Empregados e Agentes Autônomos, na cidade de Peruíbe.
Segundo ele, o encontro foi muito proveitoso, considerando que os mais de 170 trabalhadores líderes sindicais presentes vieram dispostos a aprender, contribuindo para o sucesso do evento. “Aqui somos todos iguais, ou seja, ninguém sabe mais que ninguém e todos vêm para o encontro dispostos a trocar informações e aprender uns com os outros”, falou.
Sobre os trabalhos, Lourenço Pereira destacou que as palestras de Moacyr Roberto Tesch (presidente da CONTRATUH) e Alci Matos Araújo (presidente da CONTRACS – CUT), abordando os grandes eventos no Brasil (Copa do Mundo e Olimpíadas), vieram no momento certo, pois prepararam os sindicalistas sobre esse importante tema.
Outro assunto que está em pauta e vem merecendo atenção de todo o movimento sindical é a tabela de categorias. E a palestra da Drª Zilmara David Alencar foi bem didática. “Tenho certeza que a plenária já sabe como deve se comportar quando o tema estourar na base”, declarou Cícero Lourenço.
Recentemente, a FETRHOTEL criou uma pauta única e a entregou ao setor patronal. A intenção é estender o debate para os mais distantes rincões e, com isso, fortalecer os pequenos sindicatos. Agora, a discussão será em nível estadual e nossa intenção é discutir uma pauta unificada em nível nacional. Na realidade, esse é o grande anseio de todos os representantes de trabalhadores. Para falar sobre o assunto, foi convidado o presidente da Federação Nacional dos Advogados, Walter Vettore. Os presentes tiveram uma panorâmica sobre o tema e há uma expectativa enorme dos sindicalistas sobre avançar nesse quesito.
Encerrando o Encontro, aconteceu a palestra da Drª Adriana Sato, advogada do SINTHORESP, que falou sobre Previdência Social, com ênfase nos pontos polêmicos “Desaposentação” e “Perícias Médicas”. No geral, o Encontro foi muito proveitoso e serviu para fortalecer ainda mais os sindicatos do Brasil. Avante, Hoteleiros!