Nosso Sindicato recepcionou, na sede, hoje (13), ampla reunião de profissionais do setor de Recursos Humanos de diversos hotéis. Eles integram a Comissão dos Administradores de Pessoal da Indústria Hoteleira (Capih), que promove encontros periódicos sobre temas relacionados ao mundo do trabalho. A Capih é coordenada por Daniel Battistini, gerente de RH da rede Accor, uma grande cadeia francesa de hotéis.

Batisttini, Miguel Torres, Calasans, André e Granieri durante o evento
Além de reunir sindicalistas e RHs, o evento – que debateu os impactos da lei trabalhista nas relações capital-trabalho – teve palestras do presidente da Força Sindical, Miguel Torres; do analista do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), André Luís dos Santos; e do advogado, escritor e especialista em negociações coletivas, César Granieri.
Paz – Na saudação, o presidente do Sinthoresp, Francisco Calasans Lacerda, exaltou a importância do profissional de RH na construção de um ambiente de paz nos locais de trabalho. “Estamos aqui com profissionais qualificados e formadores de opinião. Vocês têm um papel importante na valorização do trabalho, que é indispensável para a melhoria e o equilíbrio nas relações entre capital e trabalho”, comentou.
Miguel Torres criticou a forma celerada com que a lei foi aprovada pelo Congresso e sancionada por Temer. “O relator não aceitou uma só emenda dos parlamentares e muito menos as propostas do movimento sindical”, conta o presidente da Força. Miguel, que é dirigente metalúrgico e tem contato diário com empresários, diz: “A lei traz insegurança jurídica pra todos. Não gera emprego e só precariza o trabalho”.
Diap – Consultor do Diap, André Luís dos Santos, criticou a maciça predominância patronal na Câmara, que tem 513 deputados, “mas 213 deles empresários ou ligados diretamente ao setor empresarial”. Esse conservadorismo, alerta o consultor do Diap, “está produzindo medidas que esvaziam o Estado, derrubam leis e deixam a população desprotegida ante a voracidade do mercado, que coloca o lucro acima de tudo”.
Entrevistas – O programa de TV do Sinthoresp entrevistou vários participantes. As matérias serão veiculadas em nosso programa de TV e também repercutidas em nosso site.