Na última quarta-feira (07) o Sinthoresp recebeu o palestrante Moacir Forte e o capitão da PM Laudo Natel que falaram sobre Previdência Social e a criminalidade no Brasil. O jornalista João Franzin, coordenador da Agência Sindical, também participou do evento e falou sobre a comunicação sindical, dando ênfase à atuação da agência e as oportunidades do Sinthoresp nesse segmento.
Criminalidade no Brasil, Segurança Pública e Previdência
Em sua palestra Moacir Forte, administrador e presidente curador do Instituto Brasil, falou sobre a origem da Previdência Social, seu atual desgaste e deixou claro que a previdência não está falida como os reformadores fazem questão de destacar. Ele também chamou a atenção para a falta de importância que é dada atualmente ao nacionalismo. De acordo com ele existe um grande complô mundial que tenta extinguir o nacionalismo no Brasil. “Não se ensina mais a língua portuguesa, não se ensina mais a história”. Quanto à criminalidade, Forte reforçou que o Brasil foi construído em cima da violência. “Todos os que aportaram aqui, expandiram as nossas fronteiras em cima da violência, o Brasil é violento por natureza, então você precisa dar muita educação para você ir tirando essa violência do sangue do Brasileiro”.
Seu posicionamento foi reforçado pelo capitão da Polícia Militar Laudo Natel, que chamou a atenção para a importância da educação e da solidariedade. “Tudo começa com uma educação adequada, com as crianças sendo educadas com princípios, não para viverem por si próprias, mas sim para a coletividade e para a comunidade. Infelizmente em nosso país parece que têm prevalecido os valores ruins e muitos escândalos, porque as pessoas perderam essa noção de que nós vivemos para servir. Quando nós temos o prazer de servir e de ajudar nosso semelhante nas suas necessidades é como se a gente plantasse um bem e quem planta o bem, colhe o bem.”
Da Comunicação que temos para a que queremos e precisamos
Educação e disciplina também foi o gancho utilizado pelo jornalista João Franzin para falar sobre comunicação sindical. O jornalista apresentou à diretoria sua visão de estruturação comunicacional e do fluxo de comunicação existente no Sinthoresp, baseado em sua experiência sindical e na atuação junto à entidades como os metalúrgicos e servidores de Guarulhos, além do trabalho feito na própria agência sindical.
Para o presidente Francisco Calasans Lacerda, a parceria com o jornalista será uma experiência positiva. “Franzin é um profissional experiente e nasceu já nesse mundo sindical, a vida dele é voltada para o sindicalismo no país inteiro.” Sobre a estrutura do departamento que, apenas no último trimestre de 2017, alcançou mais de 400 mil pessoas pelos canais oficiais do Sindicato na internet, Calasans fez questão de reforçar “Nós temos equipamentos e pessoas competentes e altamente qualificadas.”
O diretor responsável pelo departamento de Comunicação, Manoel Gonçalves Lima, também acompanhou a palestra e declarou sentir-se orgulhoso do trabalho que vem sendo feito no sindicato. “Temos que estar unidos e preparados para garantir uma atuação autêntica e presente do sindicato no dia a dia e na vida dos trabalhadores da categoria, por meio da educação, inclusão, acessibilidade e uma comunicação a cada dia mais eficaz e transparente.”