Apesar das ameaças contidas na lei trabalhista de Temer (13.467/2017), nosso Sindicato conseguiu realizar com êxito as três campanhas salariais deste ano. Na parte econômica, obtivemos reajustes acima da inflação e no tocante a direitos preservamos a integralidade das Convenções Coletivas de Trabalho.
Quem faz essa avaliação é nosso secretário-geral Rubens Fernandes da Silva. Ele coordena a Comissão Negociadora do Sinthoresp – integrada por outros diretores e nosso advogado Fabiano Lopes. A Comissão conduz as negociações com os três sindicatos patronais.
Rubens foi entrevistado no programa de TV do Sinthoresp. Ele explica: “Na verdade, a campanha salarial começa em maio, quando a assembleia da categoria define a pauta de reivindicações a ser negociada com os sindicatos patronais”. A partir daí, parte-se para a negociação.
A data-base é a mesma: 1º de julho. “Mas em duas negociações o limite dessa data foi ultrapassado. Portanto, as empresas do setor hoteleiro, em geral, e as empregadoras de Osasco e região Oeste – restaurantes, bares e similares – tiveram que fazer pagamentos retroativos aos empregados.”

Rubens com o apresentador João Franzin, no Programa do Sinthoresp
Direitos – Rubens valoriza a renovação das Convenções Coletivas. Ele diz: “As Convenções asseguram direitos e garantias acima do que a lei garante. Portanto, mantê-las integralmente significa propiciar ao trabalhador condições bem mais favoráveis. Mas, pra que isso ocorra, é preciso haver vontade entre as partes que negociam. E isso aconteceu, felizmente”.
Nosso diretor chama atenção para o fato de que todos os ganhos de natureza salarial – Piso, salário, quebra de caixa, tíquete-refeição, taxa de manutenção de uniforme etc. – sobem de valor conforme os três reajustes negociados. “Esse critério vale também para o 13º salário, que precisa ser pago com o valor atualizado”, ele alerta.
Mais – Assista ao Programa do Sinthoresp, que vai ao ar sempre às terças, às 11h30 na TV Aberta (canal 9 da NET e 186 da Vivo), e às 13 horas na TV Guarulhos (canal 3 da NET).
YouTube – Nosso Programa também pode ser assistido no canal oficial do Sindicato no YouTube. Clique aqui, assista e saiba mais sobre seus direitos.