O trabalho das camareiras é fundamental nos hotéis. Mas é um serviço pesado. Afinal, são as companheiras que cuidam da arrumação dos quartos. Esse trabalho é pesado e põe em risco a saúde, seja devido a movimentos repetitivos, o manuseio de produtos químicos ou falta de equipamentos adequados às tarefas.
Por isso nossa Convenção Coletiva garante direitos específicos a essas trabalhadoras. Veja:

Convenção garante direitos específicos às camareiras
Fornecimento de EPI
A empresa é obrigada a fornecer e exigir o uso dos EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) adequados, de acordo com as normas (NR-s), tais como luvas de látex, botas impermeáveis, máscaras e óculos.
Exame periódico semestral
A realização de Exame médico ocupacional semestral visa prevenir de eventuais doenças decorrentes das atividades típicas.
Dia da Camareira traz vantagens
Desde 2016, o dia 19 novembro integra a calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo como o Dia da Camareira e da Arrumadeira. Em comemoração a essa data, todas as profissionais do setor têm direito a uma folga adicional, que poderá ser concedida na própria data ou em até 60 dias, sem prejuízo da folga semanal ou da dominical a que as trabalhadoras normalmente têm direito.
Nosso presidente Francisco Calasans Lacerda ressalta o zelo do Sinthoresp com a qualidade de vida dessas profissionais. Ele diz: “Temos acompanhado as reivindicações e necessidades das camareiras e não medimos esforços para que nossas companheiras tenham dignidade e condições justas de trabalho”.