Hoje (7), é comemorado o Dia Mundial do Chocolate. Em nosso setor, é mais do que comum o uso desse ingrediente nas cozinhas dos estabelecimentos especializados.
Poucos sabem, mas o profissional responsável pela confecção de receitas com chocolate faz parte da nossa categoria! Ele é conhecido como chocolatier ou chocolateiro e trabalha geralmente em boutiques de chocolate, confeitarias, hotéis e restaurantes e conhece profundamente a história, fabricação e criação de receitas com base no chocolate e seus derivados.
Maior consumo – De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a Suíça é o país com maior consumo de chocolate no mundo. São 8,5 quilos por pessoa anualmente. Enquanto isso, a média do brasileiro é de 2,6 quilos por ano.
No Brasil – Apesar da característica de consumo, hoje o Brasil é o maior produtor de cacau da América Latina, afinal, nossa terra apresenta um ambiente ideal para o cultivo.
Felicidade – Dizer que o chocolate é sinônimo de felicidade não é mero eufemismo! O alimento possui a capacidade de ajudar o corpo a relaxar, de modo a diminuir sintomas de estresse e auxiliar na liberação do hormônio da felicidade, a serotonina.
Só não é bom pra cachorro – Embora seja benéfico para o ser humano, o chocolate é tóxico para cachorros! Uma de suas substâncias pode, inclusive, levar o animal à morte.