O fim do ano chegou e a pandemia continua, portanto os cuidados também dever ser mantidos. Com isso, surge a dúvida: como celebrar as festas em segurança?
Confira a seguir as recomendações de especialistas entrevistados pelo G1 para as festas de fim de ano.
Festas virtuais – Para garantir máxima segurança, o recomendado é que sejam adotadas as festas virtuais, através de aplicativos como Google Meet, Skype ou Zoom.
Festas presenciais – A principal recomendação caso opte por festas presenciais é que ocorra apenas com pessoas que moram na mesma casa.
Caso opte pela festa presencial com pessoas que não dividem o lar, fique atento e tome os devidos cuidados. O recomendado é que não compareçam pessoas idosas, com doenças crônicas, obesas, em tratamento que afete o sistema imunológico ou que tenham tido contato recente com esses grupos.
Importante – Pessoas com sintomas de COVID ou que tiveram contato com algum caso confirmado da doença não devem sair de casa de maneira alguma!
Além das questões envolvendo as características dos convidados, o local do evento e a forma como serão realizadas as confraternizações também interferem no risco de contaminação.
Reuniões em locais com altos índices da doença, ou que envolvam pessoas que ocuparam esses locais, apresentam maiores riscos. O tempo de duração também é significativo, pois e eventos de maior duração representam maior perigo.
Eventos de maior duração e com maior número de pessoas também devem ser motivo para atenção. Apesar de não haver um número exato de pessoas que podem se reunir, alguns especialistas recomendam um número máximo de 6 ou que o local do encontro ofereça a possibilidade de os presentes ficarem a cerca de 1.80m uns dos outros.
Caso decida realizar a reunião presencial, procure um espaço aberto. Reuniões realizadas em locais fechados e com pouca ventilação representam maior risco do que as ao ar livre.
É de extrema importância que você saiba como manter a si mesmo e sua família em segurança nesse momento que deve ser apenas de alegrias. Tome cuidado e, boas festas!