Atuante na área desde 2002, bartender que já competiu fora do país conta sua história
Adriano Farias trabalha na categoria há 18 anos. Em 2002 iniciou sua carreira atuando como ajudante de garçom em um restaurante japonês, localizado no Jardins, bairro da Zona Sul de São Paulo. Em 2005 ele recebeu sua primeira oportunidade como bartender e a partir daí passou a se especializar na área. Após isso, soube sobre concursos e competições de bartender. Foi quando conquistou, dentre os mais 40 participantes, seu primeiro título como campeão paulista.
Adriano conta que quando recebeu sua primeira oportunidade como bartender e iniciou os estudos, se apaixonou pela área. “Com essa primeira chance de atuar no bar, eu comecei a estudar sobre. Foi quando acabei me apaixonando por tudo que envolve a profissão de bartender. A parte criativa é a que mais me chama a atenção, é onde você entrega um pouco de quem você é, sua cultura. Criar um coquetel com uma história por trás, isso é uma extensão do bartender”, afirma.
O bartender relembra que o objetivo participando da primeira competição, em 2006 era conhecer pessoas e ganhar experiência. O que ele não esperava era que logo mais se tornaria campeão brasileiro e nos representaria em Taiwan. “Eu decidi participar das competições para conhecer pessoas, ganhar experiência, afinal de contas ainda era meu segundo ano como bartender. Fiquei em primeiro lugar e fui campeão paulista. Logo depois me tornei campeão brasileiro e tive a oportunidade de ir à Taiwan representando o Brasil”, disse. Com a conquista, Adriano revela que ficou surpreso com as vitórias e afirma que se sentiu reconhecido pela dedicação em aprender mais sobre a profissão na qual atua até hoje. “Isso foi uma grande conquista e também uma surpresa, já que era minha primeira competição, onde eu estava apenas para viver uma nova experiência. Ganhar as duas competições foi uma honra, reconhecimento por todo esforço e tempo que apliquei em estudos”, conta ele, ressaltando que segue participando de competições.
O profissional segue apaixonado pelo trabalho, fazendo cursos de especialização e comenta que está satisfeito com o ensino da escola do Sinthoresp. “Até hoje posso dizer que sou apaixonado pela profissão e sigo fazendo cursos de especialização, cursos de bar, cozinha, gestão, administração e informática. A escola do Sinthoresp tem uma estrutura muito boa, com ensino de qualidade e não fica para trás em comparação com outras escolas da categoria”, conclui Adriano.