A regional de São Miguel Paulista orgulha-se por mais uma conquista: após uma ação coletiva iniciada em 2010 contra a Pantaneiro Grill, quinze trabalhadores receberam indenização referente aos pagamentos da taxa de uniforme que não eram repassados pela empresa. “A gente levava para lavar em casa todos os uniformes: a calça, o avental”, relata o cozinheiro e ex-funcionário Francisco Santos de Souza.
A empresa também havia sido acusada de não manter controle sobre a jornada de trabalho, não conceder os comprovantes de pagamento e não garantir a todo o quadro de funcionários o registro em carteira. Em audiência na Justiça do Trabalho, foi firmado um acordo e a Pantaneiro comprometeu-se a regularizar essa situação, além de pagar as multas aos empregados.
Segundo a advogada da regional, Dra. Roseli Valente, dos quinze trabalhadores beneficiados, apenas cinco estiveram presentes no dia 27/8 para retirada dos valores compatíveis ao período trabalhado. Ela explica que, caso os demais não sejam localizados até o prazo estabelecido, o valor será depositado em juízo, por meio de uma nova ação, em 2015.
A copeira Cátia Clemente de Melo disse que, com a quantia, ajudará o marido a pagar o aluguel. Cátia afirmou, também, que gostaria de ser uma associada. “É bom a gente conhecer os nossos direitos”.
Conheça o seu sindicato e lute por seus direitos. Seja um associado!