O Sinthoresp acompanha neste momento Sessão Solene em prol do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O ato, organizado pelo Ministério do Trabalho, em parceria com o movimento sindical, acontece no teatro Raul Cortez e relembra o dia 28 de abril de 1969, quando um acidente causou a morte de 78 trabalhadores em uma mina de Farmington, no estado de Virgínia, nos Estados Unidos.
De acordo com a OIT, em todo o mundo ocorrem, anualmente, 270 milhões de acidentes de trabalho e cerca de 160 milhões de casos de doenças do trabalho. Ainda de acordo com a OIT, essas ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial.
Em seu discurso de abertura, Antônio Carlos Medeiros, superintendente regional do trabalho, reiterou que o Brasil e o mundo se curvam hoje em memória daqueles que saíram de casa e não voltaram mais. “Nossa melhor homenagem é selar o compromisso em garantir a prevenção”.
O evento está dividido em três painéis que discutirão: os reflexos dos acidentes de trabalho na sociedade; o estágio atual do controle de acidentes de trabalho pelo mundo e o futuro do controle dos acidentes de trabalho no Brasil.