Nos dias 1,2 e 3 de dezembro, os trabalhadores da categoria foram às urnas e fizeram valer o seu direito elegendo, com mais de 97% dos votos, a Chapa 1. O processo eleitoral contou com a participação de trabalhadores de diversas partes da grande São Paulo. Aposentados, jovens, pessoas com mobilidade reduzida, fizeram valer os seus direitos, unidos pelo exercício da democracia, e escolheram o futuro do Sinthoresp, sindicato criado para representar a cada um deles.
Porém, a vitória da categoria não foi só nas urnas. A justiça também deu seu aval a respeito das eleições sindicais, e rebateu toda e qualquer dúvida a respeito de sua legitimidade. As eleições foram válidas, a Chapa 1 foi eleita e, na noite da última quarta-feira (26), na cerimônia de posse, realizada no espaço Hakka, o compromisso da diretoria com os trabalhadores foi selado e testemunhado por autoridades dos mais diversos segmentos.
Em uma noite repleta de emoções, prevaleceu o clima de vitória. Não apenas da Chapa 1, não de um time de diretores, mas dos trabalhadores, que continuarão tendo, ao seu lado, quem os defenda. Nos olhares da diretoria eleita, o que se podia ler claramente era a consciência da responsabilidade que se renovaria a partir do momento em que o juramento oficial fosse feito.
As autoridades que compuseram a mesa foram unânimes: “a democracia venceu”. Para José Calixto Ramos, presidente da Nova Central Sindical, o Sinthoresp é um sindicato mais forte do que muitos pensam. “Nesse mandato será possível atingir os objetivos que ainda não foram atingidos”, disse.
Moacyr Tesch, presidente da Contratuh, foi contundente ao repetir os versos utilizados por Francisco Calasans Lacerda na homenagem aos 80 anos de Sinthoresp: “O Sinthoresp é a trincheira e a casa do trabalhador. Defino o que é o sindicato com essas duas palavras”, finalizou.
Walter Vettore, presidente da FENADV (Federação Nacional dos Advogados), também parabenizou a diretoria empossada e enalteceu o trabalho feito pelo Sinthoresp em prol do sindicalismo hoteleiro. “A liderança hoteleira é preparada. A liderança a qual eu me refiro é esta aqui, que é exemplo para todo o sindicalismo brasileiro”, afirmou.
Cícero Lourenço Pereira, presidente da FETRHOTEL (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo), em nome de todos os sindicatos incorporados à federação, parabenizou a diretoria. “Quero desejar muitas vitórias para a categoria”.
O deputado estadual e presidente do Sintracon (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil em São Paulo), Antonio de Souza Ramalho, também deixou suas considerações. “Eu quero cumprimentar e desejar a você, Calasans, e a toda a sua diretoria, mais sucesso ainda. Porque o sucesso é certeiro com essa habilidade política e administrativa que você tem de conduzir uma categoria tão importante como esta, com tanta seriedade e com tanta honestidade”.
José Calixto Ramos, presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores; Moacyr Tesch, presidente da Contratuh; Antonio de Sousa Ramalho, deputado estadual pelo PSDB e presidente do Sintracon (Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo); Cícero Lourenço Pereira, presidente da Fetrhotel (Federação Interestadual dos Trabalhadores Hoteleiros nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul); Walter Vettore, presidente da FENADV (Federação Nacional dos Advogados); Luiz de Souza Arraes, presidente da Fepospetro (Federação dos funcionários em Postos de Combustíveis de São Paulo); Nivaldo Parmejane, presidente da Federação de Trabalhadores da Indústria Têxtil do Estado de São Paulo; Ozano Pereira, presidente da Federação dos trabalhadores nas Indústrias de Papel, Papelão e Cortiças do Estado de São Paulo; Coronel José Elerigton Paulino, representante da Polícia Militar de São Paulo; Oscar Azevedo, conselheiro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); Ronaldo Fernandes, sereníssimo Grão Mestre das Grandes Lojas do Estado de São Paulo; Francisco Gomes da Silva, past Grão Mestre das Grandes Lojas do Estado de São Paulo; José Augusto Moreira do Carmo,Venerável Mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Imperatriz 77