Na próxima segunda-feira (15), o estado de São Paulo entrará em fase emergencial do Plano SP, a fim de conter os avanços da pandemia pelo Coronavírus. Com números 47% maiores do que os apresentados na 1ª onda de contaminação pelo vírus, a nova fase terá duração de 15 dias, com término previsto para o dia 30 de março caso sejam observadas melhoras nos índices da doença.
A nova fase aumentará as restrições para 14 atividades econômicas, incluindo bares, restaurantes, padarias, hotelaria, atividades administrativas, transporte público, supermercado e outros. Clique aqui e confira a lista completa.
Com a nova fase, tornam-se totalmente restritas as seguintes atividades:
- Serviços de retirada (take-away) em todos os setores;
- Atividades esportivas coletivas;
- Celebrações religiosas coletivas;
- Lojas de materiais de construção.
Além disso, o teletrabalho torna-se medida obrigatória para atividades administrativas não-essenciais.
Deixa de ser autorizada a entrega de alimentos e produtos ao cliente no estabelecimento comercial. Os serviços devem limitar-se a funcionar nas modalidades de delivery 24h e drive-thru (entre 5h e 20h, obedecendo o toque de recolher estabelecido).
Torna-se proibido o uso de praias e parques, além de quaisquer tipos de aglomeração. O uso de máscara em todos os ambientes, sejam internos ou externos, passa a ser obrigatório.