
Nosso Departamento Jurídico considera todas denuncias sigilosas
O ato de cometer violência psicológica no trabalho contra outra pessoa é conhecido como assédio moral. Essa prática, cada vez mais recorrente, causa diversos danos à vítima. O assédio é caracterizado pela exposição do funcionário a situações constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante o exercício de suas funções.
O Sinthoresp combate essa prática e orienta que a pessoa denuncie, caso sofra ou presencie episódio que caracterize assédio, pois a omissão só favorece o agressor e estimula o abuso.
Sigilo – Nosso Departamento Jurídico disponibiliza setor especializado para dar suporte e apoio ao denunciante. É o setor de Assuntos Coletivos, gerenciado pela dra. Ethel Pantuzo. A advogada explica que todas as denúncias são consideradas sigilosas. Ela afirma: “Para evitar retaliação, mantemos as denúncias no anonimato. A empresa só vai saber se, por acaso, o trabalhador contar”.
Segurança – Nossa advogada orienta: “A fim de conhecer o andamento do processo, a pessoa deve deixar um contato ou email para que o próprio departamento se comunique com ela. Jamais damos informações por telefone. Afinal, do outro lado da linha pode ser alguém da empresa”.
Denuncie – Podem ser denunciadas qualquer ofensa, assédio ou abuso pessoalmente no setor de Coletivas da Barra Funda, à rua Cruzeiro, 442, pelo email coletivas@sinthoresp.org.br ou telefone 3218.4350 no ramal de Assuntos Coletivos.