
Magri recordou sua trajetória de trabalhador da Light a Ministro do Trabalho
O programa do Sinthoresp entrevistou, dia 1º de outubro, Antonio Rogério Magri. Consultor sindical de diversas entidades, Magri recordou sua longa trajetória profissional, de trabalhador braçal na Light a Ministro do Trabalho e Previdência Social no governo Collor.
Com a disposição e verve que marcam sua personalidade, Magri contou episódios de sua vida familiar, profissional e política. Ele diz: “Tudo o que fiz foi com alegria e buscando o melhor para os trabalhadores eletricitários e a coletividade. Faria tudo de novo, apenas que com mais experiência, mas mantendo o entusiasmo de sempre”.
Dirigente sindical que despontou na mesma época que o então líder metalúrgico Lula, o ex-ministro guarda as melhores recordações de Lula. “Era um líder autêntico, que sabia avançar e também recuar na hora certa. Nunca vi um da parte dele um gesto de soberba”, conta.
Legado – Antonio Rogério Magri comandou por 26 meses a Pasta do Trabalho e Previdência. Segundo contou na entrevista, o exercício do poder é duro e complexo. Mas ele ressalta: “Um dos meus orgulhos foi ter propiciado a mais de sete milhões de trabalhadores rurais o direito de receber aposentadoria de pelo menos um salário mínimo, porque nem isso eles tinham o direito de receber”.