Democracia na ordem

Nosso Sindicato, no dia 3 deste mês de outubro, teve a honrosa missão de servir de palco a uma grandiosa reunião de Advogados que vieram das mais diferentes regiões do Estado de São Paulo para prestigiar a candidatura à presidência da Ordem do Dr. Hermes Barbosa cujo lema é “OAB PARA TODOS”.  É deveras gratificante constatar que grandes nomes da advocacia paulista, ali presentes, comungam do desejo de democratizar a Instituição, a partir do chamamento de sindicalistas para integrar o seu corpo diretivo. Isso ocorre pela primeira vez e, só por isso, dá à candidatura de Hermes Barbosa a virtude de ser a mais moderna e mais compromissada com os ideais de um dos maiores mestres do Direito de nossa terra, o nosso imortal Ruy Barbosa.

Com efeito, no discurso do Dr. Hermes, naquela oportunidade, quando ele fez referência ao relacionamento respeitoso que deve existir entre Advogados e Magistrados, asseverando ser dever da Ordem exigir essa reciprocidade, estavam contidas – sem que ele percebesse, talvez, – o pensamento de Ruy, em sua famosíssima obra intitulada “ORAÇÃO AOS MOÇOS”. Vejamos:

“Na missão do advogado também se desenvolve uma espécie de magistratura. As duas se entrelaçam, diversas nas funções, mas idênticas no objeto e na resultante; a justiça. Com o advogado, justiça militante. Justiça imperante, no magistrado.       Legalidade e liberdade são as tábuas da vocação do advogado. Nelas se encerra, para ele, a síntese de todos os mandamentos. Não desertar a justiça, nem cortejá-la. Não lhe faltar com a fidelidade, nem lhe recusar o conselho. Não transfugir da legalidade para a violência, nem trocar a ordem pela anarquia. Não antepor os poderosos aos desvalidos, nem recusar patrocínio a estes contra aqueles. Não servir sem independência à justiça, nem quebrar da verdade ante o poder. Não colaborar em perseguições ou atentados, nem pleitear pela iniqüidade ou imoralidade. Não se subtrair à defesa das causas impopulares, nem à das perigosas, quando justas. Onde for apurável um grão, que seja, de verdadeiro direito, não regatear ao atribulado o consolo do amparo judicial. Não proceder, nas consultas, senão com a imparcialidade real do juiz nas sentenças. Não fazer da banca balcão, ou da ciência mercatura. Não ser baixo com os grandes, nem arrogante com os miseráveis. Servir aos opulentos com altivez e aos indigentes com caridade. Amar a pátria, estremecer o próximo, guardar fé em Deus, na verdade e no bem.”

Para mim é gratificante e honroso ver o meu nome ser lembrado ao lado de grandes companheiros sindicalistas do porte de Elpídio dos Santos, Ricardo Patah, Walter Vétore, por exemplo, para integrar o nobre Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, na Secção de São Paulo. Creio que também os meus companheiros trabalhadores da categoria profissional dos empregados em hotéis, restaurantes, bares e similares de todo o País se sintam de igual modo contemplados. O Dr. Hermes Barbosa e seus nobres colegas companheiros de chapa, como o nosso queridíssimo Dr. Marcos Bernadelli que já presidiu a seccional da Campinas, a Dra. Rosana Chiavassa, respeitabilíssima, além de outros nomes famosos, como Dr.Paulo Esteves, Dr. Durvalino Picolo, estarão autorizados pelos colegas do Estado de São Paulo a promoverem as mudanças salutares que preconizam, até porque, a Democracia está a exigir.

Boa sorte!

Vossa vitória, que também será nossa, fará bem ao Brasil porque será sempre lembrada a lição do Mestre: Amar a pátria, estremecer o próximo, guardar fé em Deus, na verdade e no bem.     

Francisco Calasans Lacerda

– Presidente –

© 2020 SINTHORESP - Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Apart Hotéis, Motéis, Flats, Pensões, Hospedarias, Pousadas, Restaurantes, Churrascarias, Cantinas, Pizzarias, Bares, Lanchonetes, Sorveterias, Confeitarias, Docerias, Buffets, Fast-Foods e assemelhados de São Paulo e região. Desenvolvido por For System