As mulheres estão batendo um bolão dentro e fora de campo. Quem comprova isso é a Danila Ramos, árbitra do campeonato hoteleiro de futebol do Sinthoresp.
Jogadora de futebol desde os sete anos, ela sempre se encantou pelo clima de rivalidade nas quatro linhas e se sentia em casa dentro de um gramado. A paixão só aumentou e Danila se tornou uma atleta de alto rendimento e até jogou por grandes times da capital.
Mas foi em 2014 que ela descobriu sua verdadeira vocação. Durante uma partida, Danila foi convidada a bandeirar e, depois daquele jogo, sua vida mudou. “Quando o jogo acabou, percebi que a arbitragem é o que eu realmente gosto e não parei mais”, conta.
Mesmo sob os olhares intimidadores dos jogadores, ela não se constrange na hora de validar um gol ou dar cartão amarelo. “Ainda rola muito preconceito e piadas, tais como ‘mulher não entende nada de futebol’, ‘só serve para lavar, passar e cozinhar’, mas eu não ligo, pois mulher entende futebol e quando me dizem isso, eu fecho a cara e faço o meu trabalho convicta das minhas decisões”, declara a juíza.
Orgulhosa por ter conseguido traçar uma carreira de sucesso nesse meio, ela enaltece as mulheres. “A cada dia nós quebramos mais paradigmas por atuarmos em profissões antes dominadas pelos homens, eu sou um exemplo disso”. Mas a juíza faz um alerta: “para que nós conquistemos o respeito da sociedade, é preciso se aperfeiçoar na área, estudar, fazer valer o seu esforço e, claro, ter paixão pelo que faz”.
Danila ainda deixa um recado para os marmanjos de plantão do campeonato: “se preparem, pois mais mulheres ainda virão aqui no campeonato, vamos dominar tudo”, finaliza, sorridente e orgulhosa.
© 2018 SINTHORESP - Sede Central - Rua Cruzeiro, 442 - Barra Funda - CEP: 01137-000 - São Paulo/SP - sinthoresp@sinthoresp.org.br Atendimento Jurídico aos Trabalhadores: Sede Central e Centro de Atendimento Cásper Líbero - Desenvolvido por For System